CONTATO    ÁRBITROS    JOGOS DO DIA
Usuário:    |  Senha:  
 
 
  26/10 - Brasileiro Masculino e Feminino de 30/10 a 02/11 na Arena Nacional (SP)  
BLOG - NÓS, TÁTICOS!

Data: 21/04/2021

  

TROCA ALA/PIVÔ

Antes de qualquer coisa, quero destacar a importância do futebol na minha e na vida de vários jovens que puderam desenvolver seus sonhos no esporte, com muita garra e força de vontade. O futebol sempre abriu portas e construiu o caráter de muitas pessoas. A integração social e o trabalho em equipe nos norteiam para a vida em sociedade e o esporte é fundamental nesse papel.

O Fut7 tem se desenvolvido cada vez mais e tem se mostrado uma categoria super competitiva. Na minha visão, o futsal é a principal inspiração para os treinadores e atletas no desenvolvimento dessa categoria. As situações de jogo e tomadas de decisão mais rápidas que acontecem dentro da quadra de futsal ajudam muito no Fut7. Apesar do campo ter dimensões maiores, o jogo costuma ser muito compacto e exige muita movimentação e tomada de decisão dos atletas. Por esse motivo, resolvi tratar desse assunto tão comum no futsal, que é a importância da troca do ala com o pivô.

Quando falamos em quebrar linhas defensivas, citadas em outros posts de outros treinadores, geralmente se faz necessário a movimentação e troca de posições de alguns atletas, principalmente os alas. E essa movimentação, na maioria das vezes, acontece sem que o atleta esteja com a bola. E aqui chamo a atenção: a movimentação sem a bola, para um jogo como esse, é fundamental para o andamento das quebras de linhas defensivas.

Portanto, o atleta que estiver na ala, ao perceber que a marcação está próxima e tirando a possibilidade de jogo, ele faz um movimento de retirar o marcador daquela posição, geralmente saindo sem bola para a diagonal oposta, abrindo uma zona de infiltração. O pivô, que nesse momento está centralizado, ao perceber essa movimentação, se desloca para a ala, geralmente com a perna dominante para o lado de fora, e recebe a bola em profundidade. Ao receber a bola, desenvolve sua principal característica que é de segurar a bola por um momento na ala, protegendo do marcador até que outro companheiro aproxime. Esse movimento ajuda na quebra da linha defensiva, uma vez que o ala criou uma zona de infiltração e a possibilidade para uma tabela ou a bola sendo direcionada para o pivô.

Para que isso aconteça de forma relevante no jogo, é importante que os atletas estejam entrosados e com um tempo de jogo desenvolvido. Assim conseguem perceber a movimentação dos seus parceiros e se colocarem nos espaços vazios que foram criados por movimentações sem a bola.

Para finalizar, ressalto também a importância de manter o jogo pelas alas e com o time sempre bem aberto no momento em que estiver com a posse de bola. Como o sintético traz uma característica de maior dificuldade de conduzir, driblar ou dominar a bola, é importante que o jogo esteja predominantemente nas alas, afastando o risco de perder a bola em zonas que o contra-ataque é muito perigoso. E utilizando o meio da quadra para uma tabela mais rápida ou para a utilização do pivô com finalizações de meia distância.

Foi um prazer poder contribuir com o blog e com esse esporte, que é e sempre será uma paixão nacional.

 

Eliakim Lemos Vasconcelos

Brasília-DF

Técnico do Saideira Eterna Resenha e Futebol

Instagram: @eliakimlemos

*O blog Nós, Táticos! é escrito por treinadores e apaixonados pelo esporte. Suas opiniões não representam necessariamente o posicionamento da Confederação de Futebol 7 do Brasil.

CF7 Brasil conta com a parceria da Trivella, Gol Linhas AéreasMS Esportes e Brazuca.Bet




LEIA TAMBÉM!

FORMAÇÃO DE DEFESA E ATAQUE
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Jacir Junior
JOGO DE MOBILIDADE OU JOGO POSICIONAL?
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Marcelo Ferreira
A IMPORTÂNCIA DA INTENSIDADE NO FUT7
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Cláudio Borges
JOGADA ENSAIADA OFENSIVA
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Pablo Ricardo
IMPORTÂNCIA DAS CATEGORIAS DE BASE PARA A EVOLUÇÃO DO FUT7
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Mateus Ramires

RANKING

ENQUETE

Você pratica o F7?





PARCEIROS

Copyright© 2022 CONFEDERAÇÃO DE FUTEBOL 7 DO BRASIL.
CNPJ: 41.983.663/0001-50