CONTATO    ÁRBITROS    JOGOS DO DIA    SELEÇÃO BRASILEIRA    FILIADOS
Usuário:    |  Senha:  
 
 
  07/03 - Campeonato Brasileiro de Base - São Paulo-SP: 30/05 a 02/06      |      07/03 - Taça Brasil 2024 - Florianópolis-SC: 30/05 a 02/06  
BLOG - NÓS, TÁTICOS!

Data: 10/03/2021

  

A ADAPTAÇÃO DA FORMAÇÃO EM CAMPO COMO ESTRATÉGIA DE JOGO

A realidade do futebol feminino ainda é de escassez de atletas, pois as mesmas atuam no futebol amador de campo, futsal e Fut7. Isso não é diferente com as atletas do Lustrika, minha equipe por exemplo, porque o envolvimento nas três modalidades acaba exigindo uma adaptação constante por serem jogos com características distintas. 

As diferenças entre Fut7, futsal e campo envolvem as dimensões das quadras/campos, tamanho dos gols, os pisos de jogo, pesos e quiques das bolas, as regras, o número de atletas, as chuteiras, entre outros. Todas essas mudanças, exigem adaptações técnicas e táticas o tempo todo. Posicionamento, movimentação, controle do jogo, controle da bola, força do passe. Tudo muda. Como atuamos no Fut7, preciso que as atletas se adaptem àquilo que a modalidade exige.

Falar sobre tática do Fut7 feminino muitos pensam naquelas "famosas" formações. No Lustrika nós já atuamos com várias formações, alternando de acordo principalmente com o estilo de jogo do time adversário. Mais importante do que a formação, é como as atletas se comportam, se movimentam e se ajudam dentro de campo. Cada momento do jogo exige uma atitude diferente e é isto que faz toda a diferença numa equipe. 

Existem vários tipos de formação no Fut7, dentre elas, a mais usada é 1-2-3-1, onde joga com a goleira, duas zagueiras, três meias fazendo papel de ala quando tem a posse de bola e uma pivô. 
Outra formação que também gosto muito é 1-1-3-2, onde joga com a goleira, somente uma zagueira, três meias, onde duas fazem o papel de ala quando estamos com a posse da bola e duas pivôs, sendo uma mais avançada. 

A escolha desta formação se dá de acordo com a qualidade do time adversário e das peças que tenho para aquela partida. Mais importante do que a formação escolhida, é como agir em cada momento do jogo; como por exemplo, quando temos a posse da bola e também sem a posse. A atitude de cada atleta faz toda diferença, principalmente na marcação que é prioridade para recuperar a posse da bola.

Nos treinamentos vejo a evolução contínua dos conceitos de jogo para conseguir ter um time mais eficiente.
 Listo aqui alguns conceitos e priorização nos treinamentos:

• 1º conceito: Marcação e redução de espaços; a importância de ajustar o tipo de marcação, podendo ser pressão, meia quadra, etc...

• 2º conceito: Movimentação e abertura de espaços. A importância da movimentação correta na abertura de espaços para quebrar as linhas adversárias, como por exemplo a troca de posições e sempre movimentar-se para receber a bola.

• 3º conceito: Momento Defensivo (time posicionado para defender). Como agir quando o time adversário tem a bola e o nosso time está posicionado para defender.

• 4º conceito: Momento Ofensivo (time posicionado para atacar). Como agir quando o time adversário está posicionado para defender e precisamos quebrar as linhas para finalizar.

• 5º conceito: Transição Defensiva (após a perda da posse de bola). Como agir no momento da perda da posse de bola para evitar ou dificultar a transição ofensiva do adversário.

• 6º conceito: Transição Ofensiva (após recuperar a posse da bola). Como agir quando recuperamos a posse de bola e o time adversário está desorganizado.

Treinamos toda sexta-feira à noite durante uma hora e meia e busco a cada treino melhorar as deficiências do grupo num todo para que nas competições que disputamos, possamos chegar cada vez mais fortes para brigar pelo título. 


Juliana Alves 

Belo Horizonte - MG

Presidente e comissão técnica do Lustrika Fut7, árbitra da Federação de Futebol 7 de Minas Gerais e ex-atleta 

Instagram: @ju_lustrika 

*O blog Nós, Táticos! é escrito por treinadores e apaixonados pelo esporte. Suas opiniões não representam necessariamente o posicionamento da Confederação de Futebol 7 do Brasil.

CF7 Brasil conta com a parceria da Trivella, Gol Linhas AéreasMS Esportes e Brazuca.Bet




LEIA TAMBÉM!

FORMAÇÃO DE DEFESA E ATAQUE
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Jacir Junior
JOGO DE MOBILIDADE OU JOGO POSICIONAL?
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Marcelo Ferreira
A IMPORTÂNCIA DA INTENSIDADE NO FUT7
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Cláudio Borges
JOGADA ENSAIADA OFENSIVA
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Pablo Ricardo
IMPORTÂNCIA DAS CATEGORIAS DE BASE PARA A EVOLUÇÃO DO FUT7
Conheça táticas, jogadas e mais!- Por Mateus Ramires

RANKING

ENQUETE

Você pratica o F7?





PARCEIROS

Copyright© 2024 CONFEDERAÇÃO DE FUTEBOL 7 DO BRASIL.
CNPJ: 41.983.663/0001-50